window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-Y9RM7GD3T4');
Por Jaconias Neto
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a Operação Midnight para cumprir nove ordens judiciais contra uma facção criminosa envolvida em crimes de sequestro, tortura, receptação e ilícitos tributários no município de São José do Xingu.
Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Porto Alegre do Norte. A ação é conduzida pela Delegacia de São José do Xingu com apoio da Delegacia Regional de Vila Rica e conta com a participação de 20 policiais civis.
As investigações começaram em março, após a apreensão de uma carga de cestas básicas sem nota fiscal. O material seria utilizado pela facção em ações de assistencialismo para ganhar apoio da comunidade. Os integrantes identificados respondem por associação criminosa, crime tributário e receptação.
Ainda no mesmo mês, o grupo criminoso sequestrou uma pessoa, que foi mantida em cativeiro por 12 horas. A vítima foi espancada e informada de que estaria recebendo um “salve” da facção por supostamente ter furtado joias e dinheiro. Por esse crime, os investigados também respondem por sequestro, tortura e corrupção de menores.
O nome “Midnight” (meia-noite, em inglês) faz referência ao principal investigado, apontado como líder da organização criminosa na região.
A ação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil dentro da Operação Inter Partes, que faz parte do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, voltado ao combate às facções em todo o Estado.